O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web -tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. Wikipédia, You Tube e Orkut são referências no que se diz respeito a esta tendência. Aliás, o grupo Google - detentor desses dois últimos sites - é a maior referência da web 2.0.
Um estudo da Booz Allen Hamilton (clique aqui para ver em inglês) diz que as empresas que não abraçarem a Web 2.0 - a internet do conteúdo colaborativo e do compartilhamento entre usuários - vão ficar fora da competição. Sugere que as companhias aproveitem as redes sociais e o compartilhamento de vídeos para conquistar clientes. Recomenda que os fóruns sejam usados para obter feedback dos consumidores. E alerta para uma nova tendência na tomada de decisão de compra - os usuários de comunidades online estão se orientando pelas recomendações de outros usuários, mesmo que desconhecidos. Para se ter uma idéia: 1 em cada 5 europeus mudam de opinião após lerem comentários em blogs.
É olhando para esse cenário que diversos anunciantes como: HSBC, Skol, Cerveja Sol, etc. vem estimulando seus consumidores a serem geradores de conteúdo. O comercial da Doritos, por exemplo, que será veiculado no Super Bowl foi criado por um consumidor. Mas isso não é uma realidade apenas nacional e internacional. Agências e anunciantes pernambucanos estão de olhos bem abertos para não deixar essa oportunidade passar. A Morya ao fazer sua campanha de 50 anos, estimulava os consumidores a entrarem no site voceachaoque e deixarem suas opiniões a respeito da comunicação.
A água sanitária Brilux também entrou na onda e estimula os consumidores a dizerem o que seu carnaval tem. Através desse site, qualquer um de nós podemos enviar um vídeo e participar ativamente da geração de conteúdo.
No Blue bus, você pode acompanhar uma discussão riquíssima sobre essa tendência. E você o que acha disso tudo? Mais uma tendência passageira? A revolução na forma de se comunicar e interagir com nosso target? Colabore você também e deixe sua opinião no comments abaixo.
Consultas: Blus bus e Folha de São Paulo.
Marcadores: Web 2.0