quinta-feira, março 29, 2007

A estratégia da Nextel

Tudo começou com uma troca de e-mails entre Pimentel, que se diz assessor comercial da Nextel, e a agência de propaganda da Nextel:

Primeiro contato
Caros responsáveis pela publicidade da Nextel, meu nome é Pimentel e sou assessor comercial da empresa acima. Trabalho no relacionamento com o cliente e noto desconhecimento em relação aos serviços da Nextel. Vejo nisso um ponto negativo, uma vez que é ruim. A Nextel é diferente de qualquer outra coisa. E pode tornar qualquer empresa mais eficiente. Precisamos divulgar melhor os seguintes serviços: PTT, GPS, CDI, CDW e etc. Procurei o Departamento de Marketing, que me recomendou escrever a vocês. Portanto, venho através desta colocar à sua disposição o conhecimento adquirido ao longo de anos, para que possam melhorar as informações da sua “publicidade”.

Grato.
Pimentel.

A resposta
Caro amigo(a),
Sua sugestão é muito importante para nós. O reconhecimento do nosso trabalho por um consumidor é a certeza de que estamos no caminho certo. Muito obrigado.
Baseando-se nessa resposta fria, Pimentel postou em seu blog:
"Minha única intenção era melhorar a eficiência do meu trabalho e a dos meus colegas. Não fui ouvido. Não fui sequer levado a sério pela agência. Resolvi, por atitude própria, divulgar as qualidades da Nextel, eu mesmo. Para tanto, estou lançando o BLOG DO PIMENTEL. Um canal direto com você, que quer saber mais da Nextel e dos seus consultores. No caso eu, Pimentel." - "Afirmou o criador do blog".
Para divulgar o blog, Pimentel não acreditou só no efeito viral do mesmo e "colocou" inserções comerciais para divulgar o blog do Pimentel na TV".

Hoje o blog está bombando, apesar de toda essa história ser fake e criada pela própria "agência incompetente". Aí é onde eu me questiono: até que ponto vale a pena fazer tanto barulho, com uma ação fake dessas? A partir do momento que o consumidor descobrir isso, Nextel e agência podem estar dando um tiro no pé.

Via:Blog de Guerrilha

Marcadores: , ,

5 Comments:

At 9:32 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá, Thiago!
Obrigado pelo comentário em meu blog. Realmente estive aqui e achei legal o seu blog tb. Está nos meus Favoritos.

Quanto ao post, não acho que seja um "tiro no pé", muito pelo contrário, acho maravilhosa a idéia. Não penso que os clientes iriam achar ruim ou sentir-se ofendidos com a falsa campanha, acho que o resultado será muito bom, como já vem sendo.

Abraços,
Leonardo Araújo
www.leonaraujo.com

 
At 8:37 PM, Blogger Bruna Azevedo said...

Oi Leonardo, valeu pelo comentário também. É sempre muito bom quando temos leitores que opinam e não concordam com tudo que é publicado aqui. Isso enriquece a discussão.

Pois bem, concordo com você e acho a idéia inovadora e genial.

Porém, se eu fosse o responsável pela área de marketing da Nextel, faria algumas ressalvas, isso porque: eu, você e mais alguns publicitários e blogueiros sabemos que isso é uma ação de marketing. Entretanto, o público da Nextel e as pessoas que entraram no blog e comentaram, se envolveram, diga-se de passagem com o Pimentel e não com a Nextel, não sabem que isso é apenas uma ação. Eles acreditam que o Pimentel é um funcionário de verdade e é aí que me incomodo: será que quando alguém tiver interesse em adquirir os serviços dessa empresa, não vai exigir que o Pimentel vá lá em carne e osso fazer uma visita? Imagina o grau de frustração desse cliente ao saber que todo seu envolvimento com o Pimentel não passou de um relacionamento consumidor/ator?

A minha sugestão seria criar essa mesma estória que achei ótima, mas de uma forma literalmente original e verdadeira. Colocar de verdade um assessor ou os assessores comerciais da Nextel para fazer exatamente o que o Pimentel está fazendo. E o pessoal da agência se encarregaria de dar uma abordagem criativa ao projeto.

Um abraço,

 
At 7:58 AM, Anonymous Anônimo said...

Pimentel,
Achei a idéia ótima, criativa simplesmente fantástica. Acredito que isso muda o rumo das coisas em todos os sentidos. Realmente achei fantástico, inédito, meio louco, mas o que seria do mundo sem os seus loucos.

Jesse HUDSON de Andrade
http://proerd11bpm.zip.net

 
At 10:09 AM, Anonymous Anônimo said...

oi, nunca entrei nesse blog nem sou do ramo, só vi a peça que você postou e achei particularmente sem graça e boba.
se inovação é isso, prefiro mais uma dose do mesmo, por favor.

 
At 6:14 PM, Blogger Bruna Azevedo said...

Olá Joana, que bom que você caiu aqui e já manifestou sua opinião. Obrigado.

Talvez por você não ser da área e ter visitado o Ideaverting uma única vez, você esteja pensando que esse projeto não é inovador.

Na maiorias das vezes, agências e anunciantes se ultilizam de propagandas (quase sempre em TV, Revista, Jornal e rádio), patrocínios e promoção em eventos, para promoverem suas marcas.

O que venos nesse case - apesar de não concordar com alguns pontos dessa estratégia - é uma abordagem e uma maneira totalmente diferente de se divulgar uma marca. Forma essa que é inovadora, visto a quantidade restrita de estratégias desse tipo, e que propociona uma interação e uma experiência de marca bastante intensa com o consumidor.

Volte mais vezes.
Um abraço!

 

Postar um comentário

<< Home

Google