Polêmica
Me permito copiar uma metéria completa publicada hoje na Folha de São Paulo:
Empresa aproveita cratera para promover bebida energética
Enquanto familiares aguardavam notícias e bombeiros trabalhavam para encontrar vítimas na cratera, três promotoras da Red Bull começaram a distribuir latas do energético no local do acidente, no começo da tarde de ontem. Utilizando mochila com formato da lata de Red Bull nas costas, o trio conseguiu inclusive ultrapassar o isolamento --que separa curiosos e jornalistas da área próxima ao buraco e entregar a bebida para policiais militares e funcionários da TransCooper.
Empresa aproveita cratera para promover bebida energética
Enquanto familiares aguardavam notícias e bombeiros trabalhavam para encontrar vítimas na cratera, três promotoras da Red Bull começaram a distribuir latas do energético no local do acidente, no começo da tarde de ontem. Utilizando mochila com formato da lata de Red Bull nas costas, o trio conseguiu inclusive ultrapassar o isolamento --que separa curiosos e jornalistas da área próxima ao buraco e entregar a bebida para policiais militares e funcionários da TransCooper.
As promotoras, que dizem trabalhar com "marketing educacional" da empresa, ficaram na área isolada por cerca de cinco minutos. Para entrar, pediram autorização a representantes da TransCooper.
Também distribuíram latas para familiares das vítimas. "Não é promocional, é só para dar uma energia para o pessoal daqui", disse a promotora Fernanda Souza, 22. Maitê Camargo, 20, disse que a intenção era "dar um gás para a galera que está trabalhando".
Questionada se era uma ocasião adequada, ela afirmou que "é o momento certo porque eles estão exaustos". A promotora Fernanda Bruno, 23, disse que "é uma situação delicada, mas a gente quer ajudar".
O setor de comunicação da Red Bull disse que não fez "divulgação nem promoção do produto" no local do desastre. Segundo a empresa, as funcionárias são orientadas a abordar pessoas "em situação de cansaço físico e mental, como médico em plantão, caminhoneiro e bombeiro".
Essa é uma daquelas ações que fica entre o limite do sucesso e do fracasso. Sendo bem executada pode ser como um tiro na concorrência, caso contrário, pode ser como um tiro no pé. É um momento muito delicado para parentes e familiares e a última coisa que as pessoas querem ver nesse momento de apreensão, é uma empresa se aproveitando da situação para "vender" seus produtos. Mas não podemos esquecer que de fato bombeiros, médicos e outros envolvidos estavam no local exaustos, sem dormir há alguns dias e um energético cairia bem.
E aí, o que você acha? Um tiro no pé? Ação adequada? delicada? Clique no comments abaixo e deixe sua opinião.
1 Comments:
Nem uma coisa nem outra! A ação não teve a intenção promocional, por isso não tem como ser bem ou mal sucedida! Apenas o sensacionalismo da imprensa é o fato desrespeitoso, afinal ela transformou uma ação que não teria conseqüências em pura publicidade à tragédia. Quem deu esse ar de promoção foi a imprensa e não a Red Bull!
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