sexta-feira, janeiro 12, 2007

O poder dos blogs

Segundo o instituto de pesquisa Ipsos, o consumidor acredita muito mais em uma informação quando ela é originada em um blog do que quando originada pelos fabricantes ou pela publicidade. Para se ter uma idéia do poder dessa ferramenta, 60 milhões de Europeus se inclinam a uma compra quando lêem um comentário positivo em um blog. 1/3 desses mesmos Europeus não compram um produto depois de visualizarem comentários negativos em blogs. 1 em cada 5 muda de opinião após leitura em blog. (Ipsos)
É olhando para esses dados e para a revolução que a comunicação está passando (comunicação 360º, web 2.0, era do conteúdo, conteúdo colaborativo, etc.) que grandes agências e anunciantes estão dando muita importância para os blogs.
A Almap por exemplo, antes de veicular o VT "biscoooooito, carameeeeeelo e chocolaaaaaate" da Twix no meio TV, espalhou o mesmo na blogosfera. E só depois de ser aprovado pelo público nos diversos blogs que o vídeo foi postado, a Almap e o Twix resolveram colocá-lo na mídia tradicional. Hoje o vídeo chegou a marca de 147,057 views no Youtube.

Reconhecendo todo o potencial dos blogs, a mesma Almap foi ainda mais além com seu cliente Antarctica: fizeram uma campanha exclusiva para 05 blogs brasileiros de grande visitação. Como vocês podem ver no vídeo abaixo, a equipe da BOA (bebedores oficiais de Antarcitca) representada por Juliana Paes convida os blogueiros para a inauguração do bar da BOA e estimula os mesmos a fazerem uma cobertura completa da festa em seus blogs.


Além de ser mais uma ferramenta de trabalho para agências e anunciantes, os blogs estão mexendo, também, com diversos profissionais de vários segmentos que desejam abrir um canal de discussão ou compartilhar conhecimentos. Ainda mais agora, que os blogs estão se tornando rentáveis e gerando uma grana extra para os blogueiros. Clique aqui e ouça em podcasting um debate sobre Monetização dos blogs.

Para quem quiser saber mais sobre a blogosfera e suas peculiaridades vale a leitura de Blog Corporativo de Fabio Cibriani. E para comentar este post basta clickar em comments logo abaixo.


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