quarta-feira, junho 13, 2007

A cauda Longa

Esse não é um tema tão novo, mas como esse blog tem a pretensão de falar de tendências de mercado e ainda não comentei nada a respeito aqui, vou postar agora sobre um novo conceito da economia moderna: A cauda longa (do original The long tail de Chris Anderson) que nada mais é que a migração dos mercados de massa para os mercados de nicho.
Chris Anderson - editor chefe da Wired Magazine - defende o atendimento das diversas e diferentes necessidades (nichos de mercado) em detrimento das poucas necessidades que já são esperadas (mercado de massa). Explico melhor: Anderson ressalta que as empresas devem disponibilizar para seus consumidores os mais variados produtos possíveis (seja esse produto o novo DVD de Piratas do Caribe ou um LP do grupo Raça Negra de 1987) ao invés de trabalhar apenas com os chamados blockbusters, ou hits de sucesso que uma grande parte das pessoas procuram.
No mercado de massa, as empresas disponibilizam poucos produtos que vendem muito. No mercado de nicho é o inverso: as empresas disponibilizam muitos produtos que vendem pouco. Mas que no final das contas, o share de mercado e o share of mind das empresas que se adeptam à cauda longa, é bem maior do que o das companhias que continuam a trabalhar para um mercado de massa.
E o e-commerce vem justamente para ratificar o que Anderson escreveu em seu livro. Já que a venda através da internet é feita just in time, fica muito mais viável vender um maior número de produtos para um maior número de pessoas sem precisar ter custos de armazenamento, estoque, etc.
Para enriquecer um pouco mais a discussão assista aos dois filmes abaixo e deixe seu comentário.

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1 Comments:

At 8:31 AM, Anonymous Anônimo said...

Esse livro é espetacular, essencial para quem quer entender a nova economia. Junto com ele, deve ser lido também Freakonomics.

Postei resenha tanto de A Cauda Longa quanto de Freakonomics lá no blog.

 

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