sexta-feira, novembro 10, 2006

Conteúdo colaborativo

A mesma interatividade com o consumidor comentada em um post passado (aqui), podemos visualizá-la na Web. SItes com o wikipedia e youtube têm seu conteúdo totalmente elaborado pelos seus internautas, é o chamado conteúdo colaborativo. Postar um vídeo, definir um conceito, gerenciar publicações, isso são tarefas dos consumidores desses sites e não da empresa hospedeira em si. E é observando essas tendências, que alguns anunciantes já estão realizando campanhas que estimulam o consumidor a criarem seus próprios conteúdos.

É o caso da Nova Schin que define o perfil de seus bebedores em sua nova campanha. Gente fina, do contra, gostosa, feioso, etc. Não importa, todos bebem Nova Schin. E no site da campanha (Aqui), você pode dizer quem você é, qual o seu perfil, e colocar sua foto no site.

A Fiat para divulgar o idea adventure lançou o conceito: "A vida na cidade é uma aventura". Ela propõe ao consumidor o quanto de aventura cabe na sua vida. Através de escolhas o próprio internauta pode "montar" o VT de divulgação do seu carro. Faça você mesmo aqui.

Outros anunciantes como Dove, ESPM, Ambev, entre outros, também estão entrando na onda do conteúdo colaborativo. E sua empresa ainda não? Seu portal ainda é uma via de mão única onde você fala e o consumidor escuta? Se alguém conhece alguma empresa do mercado local (Recife) que anda fazendo conteúdo colaborativo fala aí...

Google