Interatividade
Talvez essa seja uma das palavras mais atuais no mundo do marketing e da propaganda. Porque é fato que os consumidores não querem mais só assistirem a um VT, não querem só escutar um spot ou simplesmente visualizar um anúncio em um portal, eles querem interferir - e com toda razão - no conteúdo que vai ser passado pra eles mesmos. Por isso, a comunicação está deixando, cada vez mais, de ser unilateral para ser bilateral. Nesse novo contexto, o consumidor não é um mero ouvinte, pelo contrário, ele é peça fundamental para geração de conteúdo. E foi pensando nisso que a DDB criou para o Sundown um abrigo de ônibus interativo que trazia a mensagem: "você pode ter o bronzeado que você quiser. A escolha é sua". E através de um regulador a consumidora poderia intensificar ou não o bronzeado da modelo.
Já a Skol, para comunicar o evento Skol Beats, colocou um painel em SP onde os "baladeiros" poderiam enviar uma mensagem SMS e dizer qual tenda eletrônica eles iriam ficar no dia da balada, e através de uma estatística as pessoas poderiam saber qual tenda iria "pegar fogo".
A Nike também aposta pesado nessa interatividade. Através de um outdoor High-tech as pessoas que passavam na rua poderiam enviar SMS e influenciar na construção do modelo de um tennis. Quem participava poderia ser sorteado e levar o tennis criado. Confiram:
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