sexta-feira, outubro 20, 2006

Criatividade não é tudo...

Como a quantidade de mensagens publicitárias, nas mais variadas formas, em diversos meios, para infinitos públicos, está cada vez mais intrusiva, o consumidor está muito mais resistente às ações de marketing propostas pelos anunciantes. E para se destacar desse mar de mensagens, agências de propaganda, na maioria das vezes, tentam se sobressair através da criatividade, inovando sempre que possível em sua comunicação.
Mas em alguns casos, essa criatividade, que é artifício fundamental para atrair mais atenção do público em questão, não é fruto de um planejamento que tem como objetivo a solução de um problema, fazendo a comunicação aparecer, mas não gerando nenhum resultado.

É o caso da campanha "enjoy the ride" da Nissan. Ela recebeu o título de "A campanha mais comentada de 1996". Abocanhou diversos prêmios. Foi a melhor peça publicitária para o USA Today, revista Rolling Stone e International automotive. Entretanto o desempenho da Nissan era frustante: Toyota cresceu 7%, Honda 6%, o setor 3%, e a Nissan decrescia 3%. “A campanha Publicitária da Nissan foi um sucesso em todos os lugares, exceto, no ponto de venda” – Manchete de 1ª página do Wall Street Journal. Já está mais do que na hora de anunciantes e, principalmente, agências terem isso em mente.

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