quinta-feira, maio 31, 2007

Impulsão

Para passar o conceito de impulsão proporcionada pelo seu novo tennis de basquete A3, a Adidas colocou cestos de lixo em postes na altura de uma tabela de basquetebol. Bacana a idéia, mas eu me pergunto: uma ação dessas dá resultado? Já perceberam quantas pessoas têm nessa rua interagindo com a ação? Será mesmo que na correria do dia-a-dia quem passar na rua vai ficar olhando para o meio do poste procurando um cesto de lixo? Precisamos avaliar até que ponto algumas ações de guerrilha são pertinentes, do contrário, estarão nas ruas apenas como span streets.

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terça-feira, maio 29, 2007

Responsabilidade ambiental

Há algum tempo recebi um e-mail que tinha na assinatura além do nome, contato, empresa, etc. a frase: antes de imprimir este e-mail, lembre-se da sua responsabilidade ambiental. Eu que sou fã de boas idéias, adotei à assinatura na hora.
Com esse mesmo conceito, o Greenpeace veiculou uma bus station muito legal: use menos papel – diz o título.

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Efeito Axe

O Efeito Axe ataca mais uma vez.
Dessa vez foi na Cracóvia (sul da Polônia) com uma ação no mínimo curiosa.
Um grupo de “policiais” do sexo feminino tentam convencer um homem a colocar o desodorante. Dpois de colocar o Axé, as policiais chegam e fazem uma revista no felizardo.
Dessa ação eu não gostei, ao contrário da maioria das ações do efeito Axé. Como essa e essas.

Via: Aletp

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quinta-feira, maio 24, 2007

15 Km quadrados de floresta são destruídos por minuto

Peça interessante e engraçada da WWF.

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Quem está promovendo este viral?


Está rolando mais um viral na rede:
"Saudações, Sou o cientista Dr. Abelardo. Em meus últimos estudos estou tentando provar que as vacas sentem emoções. Tentando ultrapassar a barreira do impossível. Para isso eu e outro cientista, o Dr. Silvio Rochedo, realizamos algumas experiências com nossa cobaia, a Vaca Adrena, no melhor estilo MythBusters - Os Caçadores de mitos. (Nós somos os Causadores de Emoção!). Nosso programa está sendo exibido no Youtube - infelizmente exageramos na produção do programa e só sobrou verba para veiculá-lo em um blog (todaemocaoestaaqui.com).
Segue um dos vídeos para vossa apreciação aqui. Também estamos vendendo no Mercado Livre a camiseta "Kiss The Scientist", um movimento em reconhecimento e gratificação aos cientistas de todo o globo.
Amplexos,
Dr. Abelardo
Ps: "Dr. Abelardo é um personagem fictício de uma bem humorada campanha publicitária, cuja empresa e produto ainda não foram oficialmente divulgados"
Dr. Abelardo Arquimedes
AASETGALSP Ph.D
Post colaborado pelo pessoal do Rough

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quarta-feira, maio 23, 2007

Ainda dá pra fazer peças geniais em mídias tradicionais?

Há uns dias postei aqui um tema bem parecido com esse.
E respondendo a pergunta do título acima: é claro que dá para fazer peças geniais em mídias tradicionais. Não é porque diversas estratégias diferenciadas de se relacionar com o consumidor surgiram que as formas tradicionais vão perder o brilho ou acabar.
Aqui trago um exemplo maravilhoso da DDB da Alemanha para o canal de TV Premiere. A agência tinha a missão de desenvolver uma campanha para promover os diferenciados filmes da Premiere SEM BREAK COMERCIAL. Para isso, alguns outdoors duplos foram veiculados para divulgar um filme e na frente dele um painel com uma propaganda nada a ver com o conteúdo do filme. O título: "Filmes são melhores sem breaks comerciais" finaliza a peça. Genial, concordam?



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1/4 das vítimas de acidentes de automóvel são pedestres

Para conscientizar os pedestres de Lisboa a atravessarem as avenidas sempre na faixa, a Draft FCB, Lisbon, Portugal preencheu toda a faixa de pedestre com diversos nomes de supostas vítimas que morreram atropeladas por não usarem o local adequado dos pedestres.
O interessante é que a ação consegue surpreender as pessoas no momento certo e no lugar certo. E soa quase como um: "Para não encontrar seu nome na sola de alguns pedestres conscientes é bom ser um bom menino e atrevessar sempre na faixa".

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terça-feira, maio 22, 2007

Smokejacket

Há uns 02 meses conseguir fazer um amigo parar de fumar com uma simples experiência: pedi para que ele fumasse e na hora de soltar a fumaça soprasse em um tecido branco. Horrorizado com a bola preta que se formou no tecido com apenas um trago, perguntei a ele se fazia idéia de como andava seu pulmão depois de anos fumando.
A designer Fiona Carswell foi bem mais além e criou a Smokejacket, na qual você pode visualizar em tempo real o mal que anda fazendo aos seus pulmões. Excelente idéia!
Como esse produto deve demorar a chegar no Brasil, aconselho os fumantes a fazer a experiência acima, que no caso do meu amigo Álvaro, teve êxito.

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Você vai mais longe

Uma idéia super interessante desenvolvida pela agência pernambucana Mart pet para o colégio NAP. A peça foi veiculada, se eu não me engano, no início desse ano e foi bastante comentada pela criatividade e pertinência de adequar o conceito "Você vai mais longe" de uma forma diferenciada em uma mídia já convencional.
Obrigado pela imagem Edison Martins.

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Quanto vale seu site?

Um site que você põe sua URL e ele diz quanto vale seu blog. Segundo os criadores, quanto mais conteúdo, links e inter-relações com outros links seu site/blog tiver, mais valioso ele é. Esse é o critério. O ideavertising está valendo R$ 32.143,26. Nada mau hein?
Se fizermos uma analogia com uma empresa real e os 4P´s, poderíamos dizer que quão mais relevante for o produto (P - produto) e quão maior for a quantidade de pontos que disponibilizam a venda desse produto ou levam o consumidor até a loja (P - praça/distribuição e P - promoção) mais valorizada essa empresa é. O P de preço não entraria nessa analogia já que um blog disponibiliza conteúdo gratuitamente. Portanto, quem está lendo esse post e é empresário, invista na qualidade do seu produto, realize parcerias e disponibilize seu produto no maior número de pontos possíveis.
E você que tem um blog ou uma empresa .com, quanto está valendo seu site/blog? Clique aqui e faça o teste. Depois deixa um comentário dizendo qual o teu blog e em quanto ele está sendo avaliado.

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sexta-feira, maio 18, 2007

A dura realidade dos estudantes de publicidade

Por algumas horas, durante dois dias de evento, tive a oportunidade de participar do Publiday - evento com o objetivo de aproximar o dia-a-dia da propaganda para cerca de 300 estudantes, que por ventura estejam em dúvidas de que área dessa profissão seguir ou até mesmo saber se essa é a atividade a ser seguida.

Nos intervalos de uma palestra para outra conversei com alguns estudantes e o coro era um só: nesse mercado não tem oportunidade!. Outro estudante disse: pagamos R$ 600 de faculdade e não conseguimos nem um estágio que pague essa mensalidade. Em outro caso, um aluno se ofereceu para ser o servente da agência, disse ele: é mais fácil eles saberem do meu potencial estando aqui dentro do que lá fora.

Por outro lado, empresários da comunicação reclamam cada vez mais da falta de qualificação e despreparo dos novos profissionais que entram semestralmente no mercado de trabalho. E aí entramos em outro fator polêmico que é o papel das faculdades. Será que as universidades estão apresentando as novas tendências de mercado para futuros profissionais que vão se deparar com essa realidade ou estão se limitando apenas em apresentar as etapas de um briefing? Será que os estudantes em alguma disciplina aprendem o que é web 2.0, conteúdo colaborativo, product placement, brand experience, ativação de marcas (ferramentas que são usadas diariamente por agências que entendem o comportamento do consumidor) ou apenas como se dá o processo de comunicação? Não que cadeiras com história da arte, teoria da comunicação, sociologia não sejam importantes, pelo contrário, são básicas. Mas é de fundamental importância, que as faculdades tenham conhecimento que esses profissionais estão chegando desatualizados no mercado por uma deficiência, também, do programa acadêmico.

Devido a esse caos, ou seja: excesso de mão-de-obra, profissional despreparado, mercado pequeno em relação a oferta de profissionais, só quem perde é a nossa atividade e a ética que tende a passar longe em mercados como esses.

Mas ainda não é o fim do mundo. Para Henrique Menezes, da HSM Comunicação, no mercado pernambucano, uma saída para estudantes-empreendedores seria se especializar como prestadores de serviços e entregar um produto/serviço de maior valor às agências. Visto que em diversos casos, para viabilização de vários projetos, agências pernambucanas recorrem a prestadores de serviço do eixo Rio-SP.

Para quem não tem condições ainda de colocar um negócio e pretende se direfenciar de alguma forma no mercado de trabalho, parabéns, acreditem: só em está lendo este artigo e frequentar blogs especializados como esse você já está deixando alguns profissionais para trás. E para finalizar, caro leitor, saia do básico, VÁ ALÉM.

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O poder do Photoshop

Via: Brainstorm9

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quinta-feira, maio 17, 2007

Se eu fosse assim você olharia pra mim de outra forma?

Ação guerrilheira bem impactante da AfroPress contra o preconceito racial.

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terça-feira, maio 15, 2007

The cool hunter

Arquitetura, design, música, arte, gadget, tecnologia e muito mais. Uma série de cool hunters ao redor do mundo buscam o que existe de mais moderno. Quem está querendo abrir a mente e se inspirar não pode deixar de acessar: http://www.thecoolhunter.net/

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segunda-feira, maio 14, 2007

Criatividade X pertinência

Esta é uma ação de guerrilha criada para o cliente Corporativa com o objetivo de promover o produto seguro de vida. Um adesivo que simula o fosso de um elevador foi colado dentro do elavador e assusta qualquer mortal que precise usá-lo. "O perigo pode aparecer quando a gente menos espera. Faça um seguro de vida na Corporativa" - alerta o título da peça.

A criatividade da peça não se discute, o que é altamente discutível é a pertinência da mesma. Será que a forma mais adequada de promovermos um seguro de vida é despertando medo nas pessoas? O approach tranqüilidade/segurança não seria mais pertinente do que o approach medo/morte/insegurança? Será que o sentimento de insegurança transmitido na peça não é revertido para a marca, que até então vende tranqüilidade?

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NH Hóteis

Peças interativas e inteligentes para divulgar o NH hóteis. Imagine você viajando a trabalho, cheio de pendências para resolver no local de destino, e de repente se depara com uma peça dessas no avião que traz diversas opções de lazer (piscina, banheira, esportes, etc.) e diz: "Onde você gostaria de estar".
Existe ambiente mais adequado e momento mais pertinente para falar com um público qualificado e em potencial como esse?




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quinta-feira, maio 10, 2007

Folha de PE

Publiquei aqui no Ideavertising, há alguns dias, a percepção que tinha tido quando visualizei a primeira peça da nova campanha da Folha de PE. Uma percepção que alguns concordaram e outros não.

Agora, no segundo momento, onde a cidade se encontra cheia de outdoor´s em papel, lonados, triplos, anúncio de jornal, spot, VT, etc. e o argumento das peças são: disputado, xodó, antenado, pop star...e não só líder (conceito batido fortemente pelo concorrente JC) minha percepção é totalmente contrária a do primeiro momento. Agora sim, percebo uma personalidade na campanha e associo diretamente à Folha, o que não aconteceu no primeiro momento. Abaixo segue o vídeo da campanha enviado gentilmente por Carlos Renato. Se alguém tiver as peças impressas, manda aí.

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Axe: quebrando paradigmas

Há dias este vídeo vem recebendo uma quantidade absurda de visualizações. Você (homem ou mulher) vai entender depois que assisti-lo.

A super loira, para delírio dos marmanjos, além de fazer várias caras e bocas fornece um telefone. Eu tenho certeza que a maioria das pessoas que assistiram ao filme ligaram ou ficaram morrendo de curiosidades para saber o que tinha do outro lado da linha fornecida pela loira.

Pois bem amigos, o fato é que isso tudo foi mais uma forma que a Axe encontrou para se relacionar com seu consumidor e divulgar seu novo site. Lá, os usuários se cadastram e podem ir descobrindo o corpo da loira pixel a pixel. Tudo dentro do velho e bom conceito: "Efeito Axe". Confiram o site clicando na imagem abaixo. Para comentar a ação clique no comments.

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quarta-feira, maio 09, 2007

A grande idéia sempre prevalecerá

De uns anos pra cá, a forma de se relacionar com o consumidor mudou bastante. Surgiu em sua forma mais aperfeiçoada o marketing de guerrilha, marketing viral, marketing de emboscada, marketing invisível, product placement, promoção/eventos e mais umas dezenas de denominações, que por final, têm o mesmo objetivo: atingir de maneira eficaz o consumidor.

Quem frequenta o Ideavertising está acostumado a encontrar essas ações, quando criativas e pertinentes ao contexto do ambiente e do anunciante, é claro. E para não perder o costume veja essa ação de consciência ambiental. "Essa árvore foi plantada ilegalmente pelos amigos da terra" - Fala o título.

Já essa outra peça, não tão nova, mas não tão menos criativa, foi criada para divulgar o lançamento do filme O dia depois de amanhã. Genial!!!

Ok. Mas por conta dessas ações criativas e diferentes a boa e velha propaganda perdeu sua hegemonia criativa e seu espaço? Claro que não. A peça abaixo criada para Aspirina pela AlmapBBDO retrata bem que a boa idéia sempre prevalecerá, independente da forma ou canal que a mesma seja aplicada. Ao virar a página vermelha (composta por acetato) a expressão de dor da mulher muda. O título: "dor de cabeça: vem rápido, vai rápido. Finaliza o título.

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segunda-feira, maio 07, 2007

"Se sempre você passa por isso com seu carro, mude para um Fiat".

Via: Adivertido

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Aproveite com responsabilidade

Inteligentíssima essa ação da BBDO de Toronto para a Cerveja Guinness com o objetivo de conscientizar os bebedores de plantão. Para outras ações com esse mesmo mote clique aqui. Para comentar esta ação no comments abaixo.

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sábado, maio 05, 2007

Valorize seu cliente

Infelizmente, muitas empresas ainda não perceberam que é muito mais rentável investir em marketing de relacionamento do que prospectar novos clientes. Parece uma afirmação sem sentido, afinal, o primeiro dá um trabalhão danado e o resultado só vem a longo prazo; já o segundo, gera receita a curto prazo e aumenta o share da empresa. Mas se olharmos com calma não é bem assim.

Isso porque as empresas que têm suas orientações voltada para o marketing, ou seja, as organizações que colocam as necessidades dos seus consumidores em primeiro lugar, conseguem satisfazer seus clientes, diminuir o número de cancelamentos e fazer simples clientes se tornarem heavy users. Pesquisa de mercado, database, marketing direto são ferramentas indispensáveis para implantar um bom CRM e fazer clientes se tornarem grandes vendedores.

Isso não quer dizer que prospectar clientes seja uma estratégia ineficaz de se gerar resultado, pelo contrário, é vital para a sobrevivência de um negócio. Mas em algumas empresas - dependendo do seu estágio de maturação e share de mercado - é preferível você conhecer bem seus clientes e prestar um serviço qualificado de maneira diferenciada e personalizada a soltar dezenas de vendedores na rua e ter uma orientação voltada, exclusivamente, para vendas. Caso você tenha energia para realizar as duas ações paralelamente, ótimo.

Por isso, antes de querer aumentar a todo custo sua carteira de clientes, pare e pense: será que estou atendendo as necessiades dos meus clientes atuais? será que a empresa conhece quem são os 25% de clientes responsáveis por 75% do faturamento? será que estamos realizando ações para esse cliente não pensar em migrar para a concorrência? Perguntas como essas são de fundamental importância para termos um negócio sólido e promissor. Afinal, a perda de um cliente é muito mais prejudicial para empresa que a rentabilidade gerada pela conquista de dois novos. Então, valorize seu cliente.

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quinta-feira, maio 03, 2007

Perca peso


Ação de guerrilha da Leo Burnnet de Milão para promover o centro de emagrecimento AnnaNás. "Este quilo foi perdido graças ao nosso programa de emagrecimento. Você também pode perder peso com o AnnaNás" Finaliza o título da peça.

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quarta-feira, maio 02, 2007

Dia do trabalhador

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Como serão as agências de propaganda em 2015?

Prezados anunciantes, já pensaram em ter uma agência que você não precisa assinar nenhum contrato de fidelidade, muito menos, pagar uma comissão de 20% por veiculação, nem mesmo ter infinitas reuniões de pré-produção para aprovação de um filme?

Prezados publicitários, se ainda não sabem, é bom saber que agências com caracteríscas citadas acima já estão atuando no mercado americano. É o caso da empresa Spot Runner que faz o trabalho de uma agência (trabalhando exclusivamente com filmes publicitários) com base no e-commerce.
Basta colocar o segmento em que sua organização atua, que uma série de filmes publicitários pertinentes a sua atividade estarão disponíveis no site por $499,00. Se quiser algo mais estratégico e eficiente o consumidor poderá definir: target, objetivos da campanha, local onde a mesma será veiculada, duração da campanha, budget, etc.

E aí, será que essa tendência irá evoluir e em 2015 teremos mais agências, em mais mercados, oferecendo mais serviços em uma plataforma diferente? Eu acredito que sim, mas também acho que as agências tradicionais nunca perderão seu espaço. Afinal, as relações interpessoais e as negociações diretas, sempre terão mais credibilidade em relação ao meio digital. Por mais que isso seja uma tendência.

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