quarta-feira, abril 25, 2007

Uma oportunidade chamada Nordeste

Nas décadas de 60, 70 e 80, aterrorizados pela seca e sem perspectiva de oportunidades profissionais, grande parte dos Nordestinos migraram para a região Sudeste em busca de ofertas de emprego.

Hoje, devido ao potencial do Nordeste - segunda região mais populosa do país (mais de 49 milhões de indivíduos/consumidores), poder de compra mais elevado da população, PIB superior ao de paises como: Chile, Singapura, Venezuela, Colômbia e Peru, recursos naturais e matéria-prima abundantes, grande potencial turístico, referência musical e cultural, etc.etc.etc. – diversas indústrias, empresas e executivos, em busca de qualidade de vida e novos mercados, estão fazendo o processo inverso de algumas décadas atrás: subindo para o Nordeste.

Outro fator que explica essa migração, é que seja expandindo seus próprios negócios ou formando parcerias com empresas locais, grandes investidores entenderam que não dá para realizar projetos eficientes e eficazes quando se está longe de um contexto tão diversificado e peculiar como o da região Nordeste, na qual se tem um consumidor atípico que seu comportamento e hábito de consumo influenciam diretamente no conteúdo do produto oferecido, distribuição, precificação e comunicação. Vejamos alguns cases:




Em 1996, a Unilever mesmo tendo produtos de referência em seu portfólio voltados para limpeza como, Omo, Minerva e Surf, lançou o Ala, exclusivamente, para atender a consumidora do Norte/Nordeste que tem necessidades e hábitos de consumo diferenciados. Através de pesquisas foi detectado que boa parcela das consumidoras nordestinas lavava roupa na beira do rio e em cima das pedras. Para as embalagens não se danificarem em um ambiente úmido e molhado desses, o detergente em pó Ala foi lançado com uma embalagem de plástico e não de caixa como convencional. Outra variável que precisou se adequar ao perfil do consumidor nordestino foi o preço, que é bem mais acessível. Já o cheiro ganhou uma fragrância refrescante de flores e frutas, que combina com o clima da região. Hoje, Ala tem 31% de participação em volume só no mercado de Recife. (Ibope/Dezembro 2004)

Já a Pepsico pensando em aumentar sua participação na região Nordeste através da Marca Elma Chips, criou uma série de ações para regionalizar a marca e conquistar o mercado Nordestino. A distribuição passou a ser própria e a disponibilidade do produto em fiteiros (pequenos estabelecimentos que vendem desde chicletes a cadarços de sapato e possuem alto volume de vendas) - que, diga-se de passagem, tem em grande quantidade na região - passou a ser maior. Reduziu o preço do Fandangos para R$ 0,90. Criou um produto com gostos nordestinos e aumentou a quantidade total de salgadinho por pacote. “A adequação dos produtos para o Nordeste levou a Elma Chips a atingir um crescimento médio na região de 35% ao ano”. Afirmou Gianetti – gerente de marketing do Nordeste da Pepsico/Elma Chips.

Está claro que o Nordeste é uma região cheia de oportunidades, principalmente, quando falamos em produtos e serviços destinados a classe C,D. Agora, o que cada vez mais, as marcas e suas agências vão precisar entender, é que para ter sucesso com esse público será preciso ir muito além do oferecimento de produtos que se baseiem em estereótipos deturpados.

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segunda-feira, abril 23, 2007

Impossible is nothing

Sempre fui muito apoixonado por futebol e gol bonito é uma das coisas que mais vi na vida. Mas convenhamos, o gol de Messi do Barcelona contra o Getafe na semana passada foi nada mais nada menos que espetacular. Sem dúvida, uma das pinturas mais geniais que vi no meio futebolístico.
A Adidas, que não é besta nem nada, sabendo do potencial de visualização e viralização desse vídeo (em apenas 05 dias já tem 18.220 views) fez um comercial misturando a jogada do Messi com a narração de Victor Hugo no parecidíssimo gol de Maradona na Copa de 1986, no México. Inteligentíssimo! Fantástico!


Via: Brain 9

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Estágio Gruponove

O Gruponove está selecionando dois estagiários para área de criação: um diretor de arte e um redator. Para participar os interessados devem enviar pasta com até 10 peças para o e-mail: oportunidades@gruponove.com.br. O prazo de envio é até o dia 7 de maio. Boa sorte!!!

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sábado, abril 21, 2007

Canon Zoom

Para promover as lentes objetivas com um super zoom da Canon, a TBWA realizou uma intervenção urbana nas ruas de Paris. Confiram. Com o mesmo objetivo, promover o poderoso zoom só que da Olympus, a agência Saatchi & Saatchi de Sydney levou diversos prêmios em 2004, dentre eles, Cannes, Clio Awards e London International Award em 2004, com o vídeo abaixo.

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Sugar Free

Com os diversos recursos existentes para auxiliar os artistas, digo, os diretores de arte, a coisa mais fácil do mundo é encontrarmos impressos cheios de efeitos mirabolantes, lindos, mas com pouca idéia conceitual por trás.
O que a agência indiana Rediffusion DYR fez foi exatamente o contrário. Ela saiu do lugar comum e criou "cartazes vivos". Como os caras queriam provar que o Sugar Free era tão parecido quanto o açúcar, eles colocaram as formigas para protagonizar a peça. Uma espécie de calda doce de limão feita com Sugar Free foi desenhada nos cartazes formando figuras, depois eles só esperaram a ação das pequeninas. Confira!


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Só para descontrair

Dica do Pedro Leitão da agência Atma comunicação. Obrigado Leitão.

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Ai que Inveja

Olha que anúncio interessante criado para destacar a velocidade e o prestígio da Revista do Nordeste, por ser á primeira revista a conseguir uma entrevista com o Lula em 2007. A criação é da agência três comunicação da PB. Clique na imagem para aumentar e no comments abaixo para opinar.

Via: Buteco blog

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quinta-feira, abril 19, 2007

Dê um toque

Colocaram um novo dupla pra trabalhar com você e o cara só fede a cigarro? O cara da agência que te atende tem um hálito de matar e não se toca? Teu companheiro de trabalho está levando chifre e só quem sabe disso é você? Agora você pode chegar para essas pessoas e dá um toque sem passar por nenhum constrangimento.

No site Dê um toque você pode informar aquilo que sempre teve vontade, mas nunca coragem ou paciência de criar um e-mail exclusivo para dá o toque.

Tem de tudo: xingamentos, propostas, sugestões, cantadas lésbicas e muito mais. Vale o acesso em troca de boas risadas.
Via: Cafeína

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segunda-feira, abril 16, 2007

Quando a forma é tão importante quanto o conteúdo


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WWF

Ação maravilhosa da Ogilvy Beijingv para a WWF na China: um carro ficou ligado por um dia em uma praça pública para mostrar a quantidade de monóxido de carbono que o mesmo é capaz de soltar no meio ambiente.

"Guie menos um dia e veja a quantidade de monóxido que deixará de respirar". Alerta o título da peça.

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domingo, abril 15, 2007

Marcas desprotegidas

Com a popularização da internet e a facilidade de qualquer pessoa gerar conteúdo na rede, pequenas e grandes marcas precisam respeitar ainda mais os consumidores. Isso porque para uma imagem de marca ser denegrida em um ambiente tão aberto como a web, basta um consumidor se sentir prejudicado e desprezado pela empresa e ter acesso à internet.
Essa exposição negativa pode ser através de notícias, como essa aqui, da marca Italiana de chocolates Ferrero Rocher, que como está publicada na internet tem um poder viral muito grande - a notícia até agora tem 105 comentários "metendo o pau" na marca.
Pode ser através da geração de conteúdo como é o caso desse site, criado por um consumidor exclusivamente para denunciar a falta de interesse e compromisso das Casas Bahia em solucionar o problema do mesmo.
Ou se preferir, o consumidor pode ir até o Reclame Aqui - o site do consumidor, escolher uma das diversas marcas lá existentes e fazer sua crítica.
Portanto, você que está lendo esse post e tem uma marca ou presta algum tipo de consultoria para alguma outra, é bom ter respeito e ética para com os "novos conectados consumidores".

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sexta-feira, abril 13, 2007

Outdoor online

Enquanto muitos reclamam das dificuldades geradas pelo projeto Cidade Limpa, imposto pelo prefeito de São Paulo Kassab, outros se aproveitam da oportunidade para gerarem seus negócios.

Foi o que fez a agência Artilheira Publicidade com a criação do projeto:
outdoor online. Lá você pode divulgar seu portfólio, blogfólio, blog, site, gratuitamente, e ainda, visualizar quantos acessos para o seu site foram originados do Outdoor online. Diversos publicitários, designers, web designers, probloggers e até grandes marcas como: Coca-cola, Zap, Gazeta Mercantil, Greenpeace,etc. já colocaram seus billboards.

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quarta-feira, abril 11, 2007

Novo Golf

Está rolando a campanha do Golf criada pela AlmapBBDO. O VT que tem versões de 02 min, 30 e 60 s, é uma paródia com o belíssimo filme Forrest Gump e tem como conceito, o prazer de dirigir. Idéia maravilhosa para transmitir esse conceito, tendo em vista o paralelo que a Almap faz entre o personagem do filme que corre a pé por anos e o personagem do Golf que tem o prazer de dirigir o carro por anos. Confiram.
E para não contrariar as melhores e maiores campanhas dos últimos tempos, a Almap lançou, também, um hotsite para complementar a campanha: www.prazerdedirigir.com.br.

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Young Creatives 2007 NE

Para divulgar a etapa regional do Young Creatives 2007, a Farol comunicação criou três virais que seguem o conceito: "Quem é bom começa cedo".


Para se inscrever no concurso, clique aqui, e para ver as peças impressas da campanha aqui.

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segunda-feira, abril 09, 2007

Google Brasil

Vejam que empresa jovem, moderna e bacana.

O Fábio Ricotta que não é besta nem nada, está lutando e atualizando, frequentemente, seu site/blog que tem como objetivo, facilitar a entrada do candidato em uma das empresas mais admiradas do mundo. Clique na imagem acima e confira o site do rapaz. Sucesso e sorte Fábio!

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Gente, antes de ser cliente ele é gente

Você já parou pra pensar por que, cada vez mais, o cliente (gente) está se tornando a "estrela" principal das campanhas de marketing das grandes marcas? Seja atuando, opinando, colaborando ou até criando, o fato é que simples mortais, como eu e você, hoje, podemos interagir de uma forma muito mais expressiva com as grandes marcas e os grandes veículos de comunicação.

E isso se deve a falta de credibilidade e veracidade das "modelos perfeitas", das famílias sem problemas, e de todo o fantasioso mundo 100% lindo e feliz que a publicidade e seus recursos proporcionam para os consumidores (literatura relacionada: A publicidade é um cadáver que nos sorrir - Oliviero Toscani). Vídeo relacionado abaixo.


Fenômenos como: Youtube, Wikipedia, blogs, Big Brother e vários outros exemplos, estão aí para comprovar que "pessoas normais" estão em primeiro plano nas estratégias das grandes marcas. E quem não entender que se relacionar com gente é mais importante que com clientes, vai acabar ficando pra trás.

Post inspirado no artigo de Paulo Secches - presidente da TSN InterSciense - e publicado na Meio&Mensagem de Fevereiro, edição 1246.

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sexta-feira, abril 06, 2007

Estamos chegando

Com as limitações impostas pelo projeto Cidade limpa em São paulo, agências e anunciantes estão em busca, cada vez mais, de formas alternativas e eficientes de se comunicar com o consumidor. Veja aqui um exemplo interessante.

A agência Ginga tinha a missão de promover o filme: Taratarugas Ninja - O retorno, para seu cliente Paris Filmes. Para tal feito, a gência desenvolveu uma estratégia que se dividiu em 05 momentos:

1. A ação iniciou-se com o envio de pizzas mordidas para as redações dos principais veículos da cidade, parceiros da Paris Filmes e críticos de cinema. Na própria pizza vinha um adesivo com o teaser/site: www.estamoschegando.com.br.

2. Logo em seguida, um vídeo
mostrando o motoboy que entregou as pizzas foi enviado por e-mail para todas as pessoas que receberam a pizza. (Clique aqui para ver o vídeo).

3.
No dia seguinte, mais ação de rua e milhares de estrelas ninjas (shurikens) com a inscrição www.estamoschegando.com.br foram espalhadas pela cidade, e um novo vídeo foi enviado para o mesmo mailling. (Clique aqui para ver o vídeo).

4.
Alguns dias depois, começou a ação de bandidos amarrados em cruzamentos centrais da cidade segurando uma placa com o www.estamoschegando.com.br. E para o mailing, seguiu um vídeo dos bandidos lutando contra algo na calada da noite, e novamente uma mão verde é revelada.
(Clique aqui para ver o vídeo).

5.
Finalizando a ação...eles vão chegar! As tartarugas chegam via uma projeção de vídeo em 3D em um prédio na Av. Paulista. Confiram o vídeo abaixo. Divulgação feita por Fernanda Suplicy da FSUPLICY - Comunicação Integrada.

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quinta-feira, abril 05, 2007

Enquanto todos vão por um lado, nós vamos por outro

Achei essa peça no napasta e achei fantástica. A criação é de: André Mota, David Kassako, Ian Thomás, Raphael Nepomuceno e Mario Comelli. Parabéns Pessoal!

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quarta-feira, abril 04, 2007

Percepção

Há uns três meses o Jornal do Commercio - um dos maiores jornais pernambucanos, se não o maior, fez uma campanha se ultilizando dos principais veículos de massa: outdoor, outbus, anúncio de jornal - é claro -, internet, etc. A campanha tinha um grafismo diferente e falava bastante na liderança do jornal. Veja algumas das diversas peças veiculadas.















































Pois bem. Domingo passado vi alguns outdoors e top lights que se ultilizavam do mesmo conceito de liderança e ainda me lembravam o mesmo grafismo. Como vi um jornal na mão do "bonequinho" jurava que era a mesma campanha do JC. Entretanto, só hoje notei que as peças promovem a Folha de Pernambuco - concorrente do JC.

E fiquei me questionando: "caramba, na minha cabeça de publicitário viciado que acompanho de perto todas as campanhas, poderia jurar que aquilo era uma iniciativa do JC. Será que o consumidor que tem um olhar bem menos crítico não está pensando o mesmo? Será que até agora a campanha da Folha não está provendo o Jornal do Commercio?" Bom, essa foi a minha percepção inicial e trago aqui pra gente discutir.

É claro que temos que levar em conta que sou um leitor do JC e não da Folha, que entro pelo menos uma vez por dia no JC on-line, que vejo o JC fazer uma ação de marketing em todo evento destinado à nossa profissão, etc. Mas de qualquer forma fica o registro da minha humilde percepção e vamos opinar.

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segunda-feira, abril 02, 2007

Guerrilha que vende e que não vende

Essa é uma ação de guerrilha criada por uma agência americana, para promover a clínica do Dr. John Mullaly, que claro, é dentista. Uma ação criativa, interessante e vendedora.

Em contra-partida, vemos a ação abaixo para divulgar o filme pânico nada convincente. Realizada na Itália, dá para notar, claramente, que essa é uma ação fantasma (sem trocadilhos), que serve apenas para publicitário ver. Afinal, os ciclistas irão ficar em cima da peça.

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Rapex

O que representa a imagem ao lado? 1. A boca de uma cobra. 2. Uma camisinha feminina interna. 3. Nenhuma das opções anteriores. Quem respondeu a opção 1 errou, porque isso é uma camisinha feminina interna.
Criada na África do Sul, onde o índice de estupros e aidéticos é enorme, o preservativo Rapex tem por objetivo machucar os tarados e estupradores, como forma de defesa para as pbres mulheres indefesas.
Aqui você pode conferir outro produto interessante criado na África e relacionado a este tema.

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Nissan´s key

Para divulgar o novo sistema de ignição da Nissan, uma ação super inteligente foi realizada em alguns "locais públicos" estratégicos.
"Chaves perdidas" tinham um tag que traziam a mensagem: "Se encontrar, por favor não devolva". Muiiiito bom!!!

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domingo, abril 01, 2007

Novidades

Agradecimento
Gente, queria agradecer a vocês pelo sucesso desta página. As visitas estão crescendo vertiginosamente e isso se deve, principalmente, ao boca a boca que vocês usuários, heavy users do Ideavertising vem fazendo. Obrigado mesmo, e fica aqui meu comprometimento em trazer, cada vez mais, o melhor conteúdo para vocês no que se diz respeito a marketing, propaganda, criatividade, tendências e inovações.
MBA em Marketing
Dei início ao meu MBA em marketing pela FGV. Prometo publicar aqui as coisas mais interessantes e criativas que forem vistas e debatidas por lá.

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