terça-feira, janeiro 30, 2007

Pedigree

Empena da Pedigree veiculada no México.


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Windows Vista


Foi lançado nesta terça-feira a mais nova versão do Windows que chega para substituir o XP pela Microsoft: o Vista. Em São Paulo, a versão mais cara do sistema foi esgotada em poucos minutos. No lançamento da mais nova investida da Microsoft, um outdoor humano foi colocado em Nova York.

A Apple não deixaria esse acontecimento passar em branco, é claro, e resolveu lançar mais uma de suas piadas Mac X PC. Para assistir ao vídeo em inglês clique aqui. Para mais informações sobre o novo sistema operacional aqui.

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101º Post

Peço licença a vocês para fazer um post que não tem muito a ver com o conteúdo deste blog.
É com muito prazer que chego ao 101º post do Ideavertising. Um projeto que dei início há 04 meses e apesar da brevidade já estou colhendo alguns frutos. O ultimo deles foi a entrada do Ideavertising no Short list do Coke ring, um dos mais requisitados e desejados prêmios para blogueiros. A partir de agora, vocês poderão visualizar no lado direito inferior da tela o selo que classifica este blog como um dos mais legais do Brasil, segundo o concurso Coke ring. Agradeço a todos vocês que visitam diariamente o Ideavertising, que comentam, que divulgam, que mandam e-maills, sugestões, etc. Valeu galera!

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Outdoor personalizado

Imagine você sendo um publicitário e ao estar dirigindo pelas ruas se depara com o outdoor que diz: "Seu nome, estamos torcendo para sua campanha ser aprovada".
Parece mais uma mala-direta que chama você pelo nome, mas na verdade é um outdoor. Através de um chip instalado dentro dos carros, os painéis eletrônicos conseguem captar o sinal e enviar mensagens personalizadas para os condutores dos veículos Mini quando os mesmos passam pelos outdoors.
Além de identificar os consumidores pelo nome, o outdoor do Mini ainda envia mensagens personalizadas e pertinentes que vão de acordo com algumas respostas previamente respondidas pelos donos dos carros. É a publicidade cada vez mais se aproximando da tecnologia da informação. Para comentar esta notícia clique no comments abaixo.

O dia em que o Brasil foi invadido

Esse foi o projeto de conclusão de curso de Abel Filho, ex-estudante de publicidade da Aeso (faculdade pernambucana). Seu vídeo possui mais 347,669 views no Youtube e centenas de comentários. Pra quem ainda não viu, vale muito a pena conferir a divertida animação de recortes.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Deus Fala - um buzz pela vida

Em 1998 um sujeito contratou uma agência de propaganda para fazer uma campanha diferente de todas que você já viu: uma campanha que não tinha anunciante, muito menos a intenção de promover algum produto/serviço.
Intitulada de Godspeaks a idéia do cara era despertar o sentimento de companheirismo, amor, compaixão, e com isso melhorar as relações pessoais do povo da Flórida. Para concretização dessa idéia foram espalhados outdoors no Sul da Flórida com mensagens positivas e simpáticas, sendo essas assinadas por ninguém menos que Deus. Na época a campanha fez tanto sucesso que os 09 outdoors colocados inicialmente pularam para 10.000 em mais de 200 cidades dos E.U.A.

Diga as crianças que eu as amo.

Sigam- me.
Eu amo você...

Nós precisamos conversar

Devido aos atentados, guerras, tsunamis,etc. a campanha está voltando com um buzz tão grande que qualquer pessoa pode colocar um billboard em sua cidade (clique aqui e saiba como em inglês). Para quem quiser ver os resultados dessa camapanha na vida das pessoas pode clicar aqui e acompanhar um vídeo no Youtube.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

HIV

Lembram daquelas brincadeiras do primário onde colocávamos adesivos nas costas de nossos colegas dizendo: "me chute" ou "eu sou gay"? Pois é, uma ação de rua usou o princípio dessa brincadeira para alertar o perigo do vírus HIV. O título dizia algo como: você pode ser um portador do HIV e nem saber. Ação baratíssima e passa o recado de uma forma bastante efetiva.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Havaianas



Show de bola a campanha da AlmapBBDO para as Havaianas Slim. Cliquem nas imagens para ampliar e no comments abaixo para comentar. Ah! e se quiser ver novamente a campanha da Dupé clique aqui.

Aniversário de São Paulo

Amanhã, dia 24, é o aniversário de São Paulo. E para homenagear o coração econômico do Brasil, a Famiglia fez uma peça que além de parabenizar a cidade, consegue reivindicar o projeto cidade limpa e ainda de quebra se posicionar como socialmente correta. "Tomara, mas tomara mesmo, que nos próximos anos o paulistano comemore uma cidade nova de verdade." Finaliza o título da peça. Clique na imagem para aumentar e no comments abaixo para opinar.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Anistia Internacional

A agência Contrapunto da Espanha veiculou essa peça em abrigos de ônibus para a Anistia Internacional que trazia o título: "Mais de 4.000 prisioneiros condenados a morte estão esperando a execução". Clique na imagem para ampliar e no comments abaixo para comentar.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

O que meu carnaval tem

Esse é o mote da mais nova campanha de carnaval do Gruponove para a água sanitária Brilux. É pensando na web 2.0 e na era do conteúdo colaborativo, na qual o consumidor é o principal gerador de conteúdo, que a agência criou uma campanha interativa onde as pessoas podem participar ativamente.
As peças da campanha - VT, outbus, backbus, PDV - estimulam os impactados pela campanha a entrarem no site oquemeucarnavaltem e mandarem um vídeo representando o que o carnaval da sua cidade tem de melhor. Pernambucanos, Bahianos, Cariocas, Brasileiros, podem entrar.

Simples e eficaz

Uma idéia simples e vendedora. Foi isso que a agência de Munique Serviceplan fez para uma companhia de viagens. Ao chegar no seu carro, em um dos mais intensos invernos da Alemanha, o condutor se deparava com um convite irresistível: praia. Através dessa ação, o número de acessos ao site da empresa explodiu e as reservas bateram recordes.

Cadeira do papai e dos filhinhos

O nome do idealista é Hal Taylor. Uma cadeira tamanho família que facilita a interação e a socialização em dias tão solitários entre as famílias como os de hoje. Nada melhor que uma boa Idéia.

Professores modelos

Em Hong Kong, a beleza dos professores é algo tão relevante quanto à capacidade dos mesmos lecionarem. Por isso professores e professoras "viraram modelos" e estão estrelando as campanhas publicitárias das escolas que têm como objetivo atrair mais alunos. Na foto acima estudantes tiram fotos em frente às placas publicitárias.

Citroën C3 já vem com um IPod

O mais novo modelo do Citroën - Citroën C3 Musique - foi além e integrou um IPod nano black que tem capacidade de 1 GB (cerca de 240 músicas) e pode armazenar ainda fotos, podcasts e audiobooks, permite a exibição da capa dos discos ouvidos, pode ser sincronizado com o iTunes ou ser ainda conectado a diversos acessórios iPod. A série especial custa a partir de R$ 40.900.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Pense em um país rico

Esse é uma mapa criado para representar o potencial financeiro dos EUA. A idéia é relacionar um país do mundo a um estado dos Estados Unidos que tenham PIB semelhantes. Países fortes como França e Canadá representam apenas a economia de um dos estados da potencia mundial. Para se ter uma idéia o Brasil inteiro tem o mesmo PIB que o estado de Nova York. Via: Updates or die

Múmias

A Discovery Channel fez essa ação para divulgar a Semana das Múmias no canal Odisseia. Via Invisible red.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Celular para crianças

Esse celular da FireFly Mobile é indicado para crianças. O aparelho é de plástico colorido translúcido e não possui teclas numéricas. São duas teclas principais, onde a criança liga para a mãe ou para o pai. Também há uma tecla de pânico, onde o aparelho liga automaticamente para o número 911 - número de emergência dos EUA. Esse foi um produto destaque na Consumer Electronics Show em termos de inovação. Para mais produtos inovadores clique aqui.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Nota de esclarecimento - Red Bull

"A Red Bull do Brasil deseja esclarecer os acontecimentos do dia 16 de janeiro último, relativos à distribuiçao do produto Red Bull nas imediaçoes do desabamento da estaçao Pinheiros do metrô de Sao Paulo"."Na ocasiao, três funcionárias da empresa disponibilizaram a bebida energética para os trabalhadores envolvidos nas operaçoes de resgate desde a última 6a feira, dia 12 de janeiro. Essas funcionárias sao orientadas a abordar pessoas em situaçoes de cansaço físico e/ou mental - como, por exemplo, médicos durante plantoes, bombeiros, caminhoneiros que realizam longas viagens e esportistas - para beneficiá-las com o efeito energético da bebida"."A açao nao teve cunho promocional, nem foi arquitetada pela empresa para se aproveitar de uma tragédia"."A Red Bull se solidariza com os familiares e amigos das vítimas neste momento de dor, e com os demais cidadaos prejudicados pelo desabamento."

Polêmica

Me permito copiar uma metéria completa publicada hoje na Folha de São Paulo:

Empresa aproveita cratera para promover bebida energética

Enquanto familiares aguardavam notícias e bombeiros trabalhavam para encontrar vítimas na cratera, três promotoras da Red Bull começaram a distribuir latas do energético no local do acidente, no começo da tarde de ontem. Utilizando mochila com formato da lata de Red Bull nas costas, o trio conseguiu inclusive ultrapassar o isolamento --que separa curiosos e jornalistas da área próxima ao buraco e entregar a bebida para policiais militares e funcionários da TransCooper.
As promotoras, que dizem trabalhar com "marketing educacional" da empresa, ficaram na área isolada por cerca de cinco minutos. Para entrar, pediram autorização a representantes da TransCooper.
Também distribuíram latas para familiares das vítimas. "Não é promocional, é só para dar uma energia para o pessoal daqui", disse a promotora Fernanda Souza, 22. Maitê Camargo, 20, disse que a intenção era "dar um gás para a galera que está trabalhando".
Questionada se era uma ocasião adequada, ela afirmou que "é o momento certo porque eles estão exaustos". A promotora Fernanda Bruno, 23, disse que "é uma situação delicada, mas a gente quer ajudar".
O setor de comunicação da Red Bull disse que não fez "divulgação nem promoção do produto" no local do desastre. Segundo a empresa, as funcionárias são orientadas a abordar pessoas "em situação de cansaço físico e mental, como médico em plantão, caminhoneiro e bombeiro".

Essa é uma daquelas ações que fica entre o limite do sucesso e do fracasso. Sendo bem executada pode ser como um tiro na concorrência, caso contrário, pode ser como um tiro no pé. É um momento muito delicado para parentes e familiares e a última coisa que as pessoas querem ver nesse momento de apreensão, é uma empresa se aproveitando da situação para "vender" seus produtos. Mas não podemos esquecer que de fato bombeiros, médicos e outros envolvidos estavam no local exaustos, sem dormir há alguns dias e um energético cairia bem.
E aí, o que você acha? Um tiro no pé? Ação adequada? delicada? Clique no comments abaixo e deixe sua opinião.

terça-feira, janeiro 16, 2007

O efeito Axe

Sabe aquelas plaquinhas de saída de emergência, onde tem um homem correndo? A Lowe da Bélgica viu uma oportunidade e criou essa peça para "o efeito Axe".

Essa daqui foi nos banheiros. Ação criativa e barata, que reflete perfeitamente o conceito da campanha.Via Marketing Alternatif .

Para mais ações referentes ao efeito Axe, clique aqui.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Quando o assunto é dinheiro, quem você é?


Essa é a pergunta que a mais nova campanha do HSBC está fazendo ao público. Com o mote sou assim e sou feliz , a ação tem o objetivo de mostrar que o HSBC tem um portfólio de produtos/serviços exclusivos para o tipo de pessoa que você é.
Seja você uma pessoa que nasceu para ajudar os outros, como o Dr. Gouveia.



Seja você uma pessoa que nunca coloca a mão no bolso, como o Edgar.


Seja você uma pessoa que só pensa no amanhã, como Elvira.


Seja você uma pessoa que nunca perde uma promoção, como Alice.


Ou seja, você uma pessoa que vive tendo idéia para ganhar dinheiro, como o Vitorio (sem vídeo). No site sou assim e sou feliz mencionado em todos os vídeos, você pode fazer um teste e identificar qual o perfil é mais parecido com você.
Ao visualizar seu perfil com suas respectivas características, o site sugere produtos/serviços que se encaixam com sua forma de lhe dar com o dinheiro. Acabando aí a brincadeira e redirecionando o internauta para o site oficial do HSBC.
Ótima campanha. Para comentar sobre ela, clique no link comments abaixo e deixe sua opinião.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

O poder dos blogs

Segundo o instituto de pesquisa Ipsos, o consumidor acredita muito mais em uma informação quando ela é originada em um blog do que quando originada pelos fabricantes ou pela publicidade. Para se ter uma idéia do poder dessa ferramenta, 60 milhões de Europeus se inclinam a uma compra quando lêem um comentário positivo em um blog. 1/3 desses mesmos Europeus não compram um produto depois de visualizarem comentários negativos em blogs. 1 em cada 5 muda de opinião após leitura em blog. (Ipsos)
É olhando para esses dados e para a revolução que a comunicação está passando (comunicação 360º, web 2.0, era do conteúdo, conteúdo colaborativo, etc.) que grandes agências e anunciantes estão dando muita importância para os blogs.
A Almap por exemplo, antes de veicular o VT "biscoooooito, carameeeeeelo e chocolaaaaaate" da Twix no meio TV, espalhou o mesmo na blogosfera. E só depois de ser aprovado pelo público nos diversos blogs que o vídeo foi postado, a Almap e o Twix resolveram colocá-lo na mídia tradicional. Hoje o vídeo chegou a marca de 147,057 views no Youtube.

Reconhecendo todo o potencial dos blogs, a mesma Almap foi ainda mais além com seu cliente Antarctica: fizeram uma campanha exclusiva para 05 blogs brasileiros de grande visitação. Como vocês podem ver no vídeo abaixo, a equipe da BOA (bebedores oficiais de Antarcitca) representada por Juliana Paes convida os blogueiros para a inauguração do bar da BOA e estimula os mesmos a fazerem uma cobertura completa da festa em seus blogs.


Além de ser mais uma ferramenta de trabalho para agências e anunciantes, os blogs estão mexendo, também, com diversos profissionais de vários segmentos que desejam abrir um canal de discussão ou compartilhar conhecimentos. Ainda mais agora, que os blogs estão se tornando rentáveis e gerando uma grana extra para os blogueiros. Clique aqui e ouça em podcasting um debate sobre Monetização dos blogs.

Para quem quiser saber mais sobre a blogosfera e suas peculiaridades vale a leitura de Blog Corporativo de Fabio Cibriani. E para comentar este post basta clickar em comments logo abaixo.


Tecido Autolimpante











Cientistas da força aérea norte-americana através da nanotecnologia - manipulação de elementos em níveis moleculares - criaram um tecido autolimpante. A tecnologia permite que os usuários desfrutem das roupas durante semanas sem precisar passar por nenhum tipo de higienização. Uma ótima opção para os cascões de plantão.
Via G1.
Para a visualizar mais produtos interessantes clique aqui.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Entretenimento

A F/nazca continua a fazer vídeos "caseiros" para serem veiculados em horários nobre para a Skol. A estratégia, em minha opinião, é de se aproximar ao máximo de uma das mais novas tendências do mercado publicitário mundial: entretenimento.
Segundo essa tendência, a propaganda deve entreter, divertir e animar o consumidor, e não, ser um impecílio na programação normal do telespectador.
Os vídeos mostram situações divertidas que só acontecem no verão e estimulam os consumidores a enviarem seus próprios vídeos para este site.
Esse VT era o que estava sendo veiculado.


E esse - mais engraçado na minha opinião - é o mais novo lançamento da agência.


Até nos escapes

Com o enfraquecimento das formas tradicionais de se comunicar com o público e a ascensão do marketing de guerrilha, publicitários e anunciantes olham para tudo como se fosse uma placa de outdoor pronta para veicular alguma mensagem publicitária.
Vejam essa peça criada para a Bund - associação alemã Amigos da Terra com o título: "O mundo não suporta mais CO2" que linka as propostas do anunciante a mídia diferenciada.

Conteúdo personalizado

Já dizia minha mãe: "Filho, mais vale você estudar nesses colégios de bairro em que os professores e coordenadores lhe conhecem pelo nome, do que esses cursinhos de pré-vestibular que possui 120 alunos por sala".
Todo mundo tem um nome, uma personalidade e um jeito diferente. Por isso, empresas que quiserem se destacar, principalmente as que oferecem um produto/serviço commoditie, devem tratar seus clientes como pessoas únicas.
E foi pensando em pessoas e não em clientes, foi pensando na personalização que leva a fidelização, que o Banco do Brasil realizou uma campanha on/off com a cara dos seus clientes.
O conceito "Todo seu" criado pela Artplan teve dois grandes desdobramentos. No on-line, ao entrar com seus dados o cliente do BB era surpreendido com o logotipo do banco que virava Banco do seu nome. Com isso o acesso a home aumentou em 275%, saindo dos habituais 800 mil para três milhões, como informou o diretor de Marketing e Comunicação, Paulo Rogério Caffarelli.
No meio Off-line eles fizeram uma ação que gerou muito impacto: 300 agências do Banco do Brasil em 10 estados brasileiros tiveram seus logotipos alterados com os nomes dos clientes. Proporcionando assim, uma personalização e uma interação bastante efetiva com seus clientes. Como é o caso do e-mail da Camila para suas amigas:
"Nada como ser chique, eu tenho um Banco!!!!!!!!!!!!!!
Olhem as fotos.
Beijos
Camila”

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Acesse o Youtube sem problemas

Se seu acesso ao Youtube, assim como o meu, foi bloqueado por conta da Cicarelli, logo abaixo trago uma dica para voce resolver este problema.
Pra quem usa Firefox:

Clique em FERRAMENTAS > OPÇÕES > AVANÇADO > CONEXÃO > CONFIGURAÇÕESInsira qualquer outro Proxy.
Exemplo:
México200.65.127.163 porta 3128

Pra quem usa Internet Explorer:

Clique em FERRAMENTAS > OPÇÕES DA INTERNET > CONEXÕES > CONFIGURAÇÕES DA LAN > SERVIDOR PROXYInsira qualquer outro Proxy.
Exemplo:
México200.65.127.163 porta 3128
É necessário marcar a opção “Não usar proxy para endereços locais”?

Lixeira Social

A McCann de Portugal realizou uma ação de guerrila para a ONG Europeia Vitae, que é focada em fornecer abrigo aos moradores de rua.
Na tampa das lixeiras, foram colados adesivos com fotos de mendigos prontos para pegarem o lixo que estava sendo jogado. O título: "Ajude. Para que ninguém faça a Ceia de Natal aqui” finalizava a peça.
Devido ao sucesso da ação o título foi atualizado para: “Ajude. Para que ninguém tenha que procurar comida aqui” e continua nas ruas até pelo menos o final deste mês.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Cartão de visitas ecológico


Já postei aqui um cartão de visitas de um personal trainer e aqui o de um advogado especialista em separação super diferentes e interativos.
Criado pelo designer Jouko Kärkkäinen, trago aqui pra vocês um cartão de visitas ambientalmente correto. Ele é formado por uma cinta de papel, enrolada em um cubo de madeira, que dentro possui sementes da árvore com o mesmo tipo de madeira do cubinho. Você fica com o papel que tem o contato do profissional e enterra o quadradinho, que depois apodrece, liberando as sementes para começarem a brotar. Se essa moda pega...

TAG: resoluções 2007

Esse post é apenas uma brincadeira entre os blogueiros do Brasil. Convidado pelo bambuzada team a corrente consiste em você definir 05 metas para 2007 e convidar outros 05 blogueiros para fazer o mesmo.
1. Ter mais atenção com minha saúde e alimentação.
2. Tornar o Ideavertising mais rico e rentável (sem trocadilhos).
3. Acelerar o processo de estudar no exterior.
4. Fazer um MBA.
5. Realizar algumas ações sociais em benefício de causas e pessoas.
Convido os amigos AD-ME, Guilherme Araújo do acheiporaí, Mastropietro do Cafeína, Vitor do Brifando e Ernani do Xiscando.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

O maior presente

Um dos temas super atuais e que prometem bombardear a mídia em 2007 é a Ecologia e a preservação do meio ambiente. Nesse Natal a Fabra Quinteiro realizou uma ação de guerrilha para seu cliente Ipê instituto de pesquisas ecológica em algumas praças que destacava as árvores como nosso maior presente. Para saber mais sobre o instituto, clique no link acima e saiba como colaborar. O que você achou da ação? Clique no comments abaixo e deixe sua opinião.

Limpando como criança


Quem freqüenta o Idea se depara sempre com produtos novos e interessantes. Isso porque além de muito criativos, esses produtos são pensados para solucionar um problema e facilitar a vida dos seus usuários.
O exercício da limpeza, por exemplo, por que ele dever ser um trabalho árduo e desagradável? Pensando na solução deste problema e no estímulo a nostalgia - algo que está em alta nos dias atuais - a Electrolux criou o Vacuum Shoes. Ele nada mais é que uma simulação daquelas divertidas escorregadas que damos no piso quando o mesmo se encontra ensaboado. Com o Vacuum Shoes você pode brincar e limpar ao mesmo tempo. Algo que entretém sem deixar de ser funcional.
Para outros produtos interessantes clique aqui, aqui e aqui.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Guarda-chuva inteligente

Sabe aqueles dias que você olha pro céu e não sabe se leva ou não o guarda-chuva para rua? Pois o “ambient forecasting umbrella” chegou para resolver esse problema. Com um led no cabo, o guarda-chuva recebe a previsão do tempo da Accuweather e informa através de "piscadas" se vai chover ou não. Se há 60% de chance de chover, ele pisca uma vez por segundo. Se essa previsão estiver em 100% ele vai piscar 100 vezes por minuto.
Via: Updates or die

Reveillon brasileiro no Second Life



Aproximadamente 120 residentes virtuais brasileiros participaram do reveillon da comunidade virtual Second Life. Patricinada pela Philips a festa contou com tudo aquilo que as tradicionais festas "reais" de fim de ano possui: champagne, ceia, fogos, dança, etc.
Outras notícias do Second Life postadas aqui e aqui.

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